top of page

Foi um regime de Segregação Racial que ocorreu na África do Sul, que era um pais rico em recursos minerais, a África do Sul era habitada por povos negros (Obviamente), mais cerca de 15 % da população era constituída por brancos (Ingleses e Holandeses). Essa minoria branca /impôs a maioria branca uma serie de leis segregacionistas, em 1911. Diante disso, os negros, liderados por zulu Pixley Ka, fundaram o CNA, Congresso Nacional Africano.

Em 1948, a minoria branca decidiu oficializar o Apartheid, obrigando de vez que os negros morassem em lugares afastados dos brancos e frenquentasse praias, restaurantes, escolas só para negros, e andar constatemente com um passe, de modo que a policia pudesse controlar seu deslocamento.

Reagindo a essa situação, o CNA Promoveu varias manifestações contra o governo racista do seu país. Em uma delas Vários lideres do CNA foram presos, inclusive Nelson Mandela, que foi condenado a prisão perpetua. Nas décadas seguintes, as lutas raciais aumentaram.

Até que em 1976 vários estudantes negros foram para as ruas de Joannesburgo para protestar, e a policia atirou contra eles, varias crianças e jovens foram mortas no episodio que ficou conhecido como Massacre de Soweto. O fato é que isso ajudou a por fim no Apartheid pois a ONU determinou a proibição da venda de armas para o País.

Apesar da pressão externa e interna, o governo Sul-Africano só anulou a maioria das leis do apartheid em 1990. Nelson Mandela foi liberto e nas eleições seguintes em 1994 foi leito Presidente da Republica.

Apartheid

Texto Produzido e Plublicado por : Tiago M.



De acordo com o livro Historia Sociedade e Cidadania 9° Ano

(Na foto Acima, Nelson Mandela um dos lideres do CNA).

bottom of page