

Independência da África
>> Razões da independência:
1. A luta dos nativos da África e da Ásia contra os dominadores Europeus
2. O enfraquecimento das potências Europeias devido as perdas sofridas durante a Segunda Guerra Mundial.
3. A Solidariedade dos paises recém-libertos. Na conferência de Bandung, realizada na Indonesia, 29 paises independentes se autodenominaram Terceiro Mundo.
Índia
O principal lider do movimento pela independência na india foi Gandhi, conhecido como mahatma ( Grande alma).
Para enfretar a dominação inglesa, Gandhi propôs e liderou a resistência pacifica, tática de luta baseada na desobediencia Civil, Ou seja, os indianos começaram a não usar ou comprar produtos ingleses, a desobedecer leis que os discriminavam dentro da própria Índia e a não pagar impostos, como o imposto sobre o sal.
Gandhi e seus seguidores fiavam suas roupas, como forma de dizer que não iriam mais comprar produtos ingleses, nós anos 1930 esse movimento de resistencia pacifica ficou muito conhecida até exteriormente, Gandhi Uniu hindus e muçumanos em torno da luta pela independência.
pressionado pela Resistência e abalado pela crise decorrente das perdas sofridas com a Segunda Guerra, o governo Ingles aceitou a negociação, assim em 1947 surgiram mais 2 paises independentes, a índia e o Paquistão.
Gandhi
Mahatma Gandhi era acima de tudo um homem que buscava o auto-conhecimento, o auto-controle e entendia que sua missão era lutar por uma Índia (ou por que não dizer um mundo) mais justa, solidária e pacífica. E para isso não usava da força bruta, fundamentava suas ações nos princípios do Satyagraha (firmeza na verdade) para combater o regime imperialista britânico, de forma não-violenta.
Com sua voz miúda, Gandhi conseguia mobilizar multidões pregando a não-violência.O cenário inicial foi a África do Sul, onde como advogado, enfrentou a arrogância racista e defendeu os interesses dos indianos que moravam neste país. A viagem à África do Sul não tinha grandes objetivos.
Gandhi – recém formado – foi enviado para ajudar juristas locais a redigirem uma ação judicial, mas o preconceito racial elevado ao extremo alimentou o seu desejo de justiça e a gota d’água ocorreu quando ele foi espancado sem motivos.Vejo a figura de Gandhi com algo emblemático, seus movimentos fundiram religião e política num mesmo emaranhado. A primeira era o meio usado para disseminar os valores normalmente pregados pela segunda. Sempre preocupado com o amor entre as pessoas, flagelou seu corpo várias vezes com longos jejuns no intuito de aumentar sua percepção e sensibilizar o povo quando a situação era de conflito.
Em 1948, Gandhi foi assassinado por um hindu fanático, que o acusava de ser tolerante demais com os muçumanos...
Fiquem atualizados pois essa é só a Parte 1,
irei dividir em 4 partes, pois o assunto é grande.
